domingo, 20 de março de 2011

Guia do Bom Clérigo


Imagem

“O Sumo Sacerdote 
Você é o que existe de mais supremo entre o céu e a terra. Um porto seguro para os aventureiros desamparados. A salva-guarda nas batalhas, o pacificador dos espíritos. E todos eles sabem disso, pois depositam suas vidas em suas mãos sem hesitar. Pois você é a representação de Deus caminhando entre os homens.”
Fonte: http://games.levelupgames.uol.com.br/ragnarok/guia-do-jogo/personagens/transclas-se-2-1/sumo-sarcedote

Guia de Mudança de Classe
"O Arcebispo
Os desastres causados pelo retorno do Imperador Morroc fizeram com que mais pessoas buscassem a religião e o auxílio dos deuses, aumentando as forças da Igreja. Como o mal ainda ameaçava o mundo, um grupo de sumo sacerdotes embarcou em uma perigosa peregrinação sagrada até o Templo de Odin em busca de orientação divina. Apenas um retornou com vida, e em suas mãos ele carregava o Cálice Sagrado, ainda com um pouco da água da Fonte de Mimir. Para decifrar os segredos do Cálice e protegê-lo de qualquer mal, a Igreja formou um grupo especial de sacerdotes, chamados de Arcebispos, cujos milagrosos poderes aumentaram ainda mais graças ao contato com a relíquia."
Fonte: http://games.levelupgames.uol.com.br/hotsite-renovacao-ragnarok/classes-3/classes/arcebispo

Guia de Mudança de Classe
Como dá para ver, nossa função é proteger os fracos e oprimidos, promover a paz e servir como escudos do Mal.


Sumário
1. Builds

1.1 Serventia dos Atributos
1.2 Sumo-Sacerdotes
1.2.1 Full Support
1.2.2 Full WoE
1.2.3 Exorcista
1.2.4 Battle
1.3 Arcebispos
1.3.1 Full Support
1.3.2 ME/Adoramus
1.3.3 Battle

2. Skills
2.1 Sumo Sacerdote 
2.1.1 Full Support/WoE
2.1.2 Magnus Exorcismus
2.1.3 Batalha
2.2 Arcebispo
2.2.1 FS
2.2.2 ME/Adoramus

2.2.3 Battle

3. Equipamentos
3.1 Escudos
3.2 Vestimentas
3.3 Sapatos
3.4 Capas
3.5 Equip p/ Cabeça
3.6 Acessórios
3.7 Armas
3.7.1 Build Suporte e Woe
3.7.2 Build Exorcista ME/Adoramus
3.7.3 Build Battle

4. Onde Upar
5. Dicas: Como Agir?

5.1 Upando
5.2 Magnus Exorcismus !!
5.3 WoE
5.4 Adoramus !!
5.5 Judex !!
6. Links Úteis
7. Créditos


I - Builds
Obs: São somente exemplos, faça sua build de acordo com suas necessidades.
Obs²: Os valores dados são somente os de base. Isto não inclui bônus de job ou buffs.
Informações Importantes

  • Imunidade a status: 100 pontos em atributo X. Exceto pelos status exclusivos de Classe 3, marcados com um asterisco (*).
  • Cast: 80% variável, 20% fixo. Para eliminar o cast variável, DES*2 + INT = 530 (?).
  • Delay e Cooldown são coisas diferentes.
  • Feche seus Atributos em função dos bônus de JOB e de seus buffs. Cuidado com as diferenças de bônus de JOB entre Sumo-Sacerdotes e Arcebispos.

1.1 - Serventia dos Atributos

"Aaah, mas pra que serve essa coisa chamada INT, Yu?" Calma, calma, jovem nilli. Você saberá agora.

Força

Esse atributo serve exclusivamente para você carregar mais coisas, ou para atacar, caso você seja voltado para batalha. Caso esta não seja a realidade, valores baixos servem justamente para você carregar umas poções, mastelas, morangos e limões... Ou você pensou que a Cura vai dar conta de tudo? (T.T)

1 FOR = +1 Ataque

1 FOR = +30 Peso

2 FOR = +1% Ataque da Arma

Oferece resistência a Exílio* e Tornado* (-0,04 segundos de duração por ponto em FOR).

Agilidade

Bom, essa... "coisa", vai te ajudar a esquivar de um mob pequeno ou te dar resistência a Sono (lembre-se de que Sono é diferente de Sono Profundo). Claro, também aumenta sua ASPD. Esse atributo só presta quando for maior 8x.

1 = +1 Esquiva
5 = +1 Defesa por Atributo

Oferece resistência a Sono, Sangramento e Queimadura*.

Vitalidade

Sabe aquela barrinha verde embaixo de você? Pois é, ela vai te agradacer quando você colocar pontos aqui. A VIT aumenta seu HP, sua DEF, concede resistência a status e... bem, aumenta sua recuperação de HP Reticencias FS's devem tê-la, no mínimo, em 95 (quando Arcebispos), já que fecharia em 100 com o bônus do job 50 (novamente, quando Arcebispos).

1 VIT = +1% Máx HP
1 VIT = +2% Recuperação HP
2 VIT = +1 Defesa por Atributo
5 VIT = +1 Defesa Mágica por Atributo

Oferece resistência a Atordoamento e Envenenamento.

Inteligência

Essa é sua nova melhor amiga. Aumenta sua Cura, seu SP, sua regeneração de SP Olhos Esbugalhados diminui seu cast, faz seu escudo cor-de-rosa viver mais, aumenta seu ATQM, sua DEFM e ainda faz com que você nem congele (quer dizer, você até pode congelar, mas tudo depende da situação .-.)! Valores altos (mas nunca, never, jamé em 120, é um desperdício). Seu mundo gira aqui, colega.

1 INT = +1% SP
1 INT = +2% Recuperação de SP
2 INT = +3 Ataque Mágico por Atributo
2 INT = +1 Defesa Mágica por Atributo

Oferece resistência a Congelamento, Silêncio, Cegueira, Medo* e Oblivion Curse (veneno de Sicário)*.

Destreza

Basicamente, reduz seu cast. Aumenta a precisão também, mas os battles gostam mais disso. Geralmente valores médio-altos já bastam. Se você for Exorcista, vai querer mais pontos aqui, mas daí vai da preferência de cada um.

1 DES = +1 Precisão
5 DES = +1 Defesa Mágica por Atributo
5 DES = +1 Ataque Mágico por Atributo
5 DES = +1 Ataque

Sorte

Essa aqui é tipo: OMG. Faz de tudo um pouco, mas vamos nos concentrar no mais importante: aumenta sua resistência a Petrificar e Maldição, aumenta o ATQM e te dá pontos de crítico. Vossa lei, senhor FS: 70 no mínimo, 100 no máximo. Battle: crítico te ama, fecha em múltiplo de 3, ok? Exorcistaaaaa: seu ATQM fecha aqui, Beinhê.

3 SOR = +1 Ataque Mágico
3 SOR = +1 Ataque
3 SOR = +1 Precisão
5 SOR = +1 Esquiva
10 SOR = +1 Esquiva Perfeita
10 SOR = +3 Critico

Oferece resistência a Maldição, Caos e Petrificamento.

1.2 - Sumo-Sacerdotes

High Priest.png

Número de Habilidades:
38

Total de Pontos de Habilidades:
233

Bônus no Job 70

FOR
AGI
VIT
INT
DES
SOR

+7
+8
+7
+12
+9
+2

Bônus de Job

Status\Quantia
+1
+2
+3
+4
+5
+6
+7
+8
+9
+10
+11
+12

FOR
5
12
21
31
38
45
60

AGI
3
8
19
29
42
55
65
68

VIT
4
22
30
50
51
58
67

INT
1
7
11
20
23
24
34
47
57
61
66
70

DES
13
16
26
28
37
43
46
56
62

SOR
40
49

1.2.1- Full Support
~80 Vit
80~99 Int
30~60 Dex
1.2.2- Full WoE

80~99 Vit
~99 Int
40~70 Dex
1.2.3- Exorcista
~99 int
70~90 Dex
~40 Vit

1.2.4- Battle
Abra um tópico.
1.3 - Arcebispos

Arch Bishop.png

Número de Habilidades:
19

Total de Pontos de Habilidade:
104

Bônus no Job 50

FOR
AGI
VIT
INT
DES
SOR

+5
+4
+5
+8
+6
+0

Bônus de Job

Status\Quantia
+1
+2
+3
+4
+5
+6
+7
+8

FOR
18
19
24
28
46

AGI
26
27
38
39

VIT
3
10
11
34
45

INT
1
7
8
22
32
40
41
49

DES
5
14
15
36
44
50

SOR

1.3.1- Full Support/WoE

1~30 For
1 ou 80~ Agi
90~100 Vit
90~120 Int
40~80 Dex
60~100 Sor

1.3.2- Exorcista

1~10 For
40~ Vit
90~120 Int
80~100 Dex
80~100 Sor

1.3.3- Battle

70~100 For
80~120 Agi
20~50~ Vit
Int variável
40~60 Des
60~90~ Sor


II – Habilidades

Fórmulas Importantes

  • Cura: ( [(Nível de Base + INT) / 5] × 30 ) × (1+(Modificadores/100)) × (Nível de Cura*0.1) + MATQ de Status + MATQ de Equipamento - [(MATQ de Arma × Nível da Arma) / 10]
  • HP do Escudo Mágico: 7000 × (1 + 0.1 × Nível de Classe ÷ 50) + 300 × Nível de Escudo Mágico + 65 × INT + SP Máximo
  • Redução de dano por DEF de Equipamentos: Dano Antes = (Dano Depois*[600/(600+DEF)]

Calculadoras de Habilidades

http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/index.html

http://ragnatales.com.br/calculadoras

Como Funciona Esta Seção

1. Primeiramente, ela está dividida entre habilidades para Sumo-Sacerdotes e Arcebispos.

2. Primeiro são descritas as habilidades das classes. No caso da parte de HPs, somente as skills trancedentais são abordadas.

3. Segundo: após a descrição, são sugeridas as builds de habilidades.

4. Na sugestão de habilidades, estas estão dispostas na ordem que devem ser pegas, mas lembre-se: são apenas sugestões.

2.1 - Sumo-Sacerdotes


Imagem Assumptio


Dobra sua DEF e DEFM.
Não pode ser usada dentro de castelos, mas se você conjurá-la antes de entrar, o efeito manter-se-á. Não pode ser usada junto com Kyrie Eleison, as habilidades se anulam. Não reduz o dano fixo de Gloria Domini, Campo Gravitacional e das cartas: A Carroça, A Torre e O Diabo.

Nível  
Cast    
Delay  
Duração
Custo de SP

1
1 seg
1.1 seg
20 seg
20 SP

2
1.5 seg
1.2 seg
40 seg
30 SP

3
2 seg
1.3 seg
60 seg
40 SP

4
2.5 seg
1.4 seg
80 seg
50 SP

5
3 seg
1.5 seg
100 seg
60 SP

Essa é um must, com certeza. Não vire sumo-sacerdote simplesmente para ignorar essa habilidade. Mesmo com "nerf" que sofreu com o renewal, continua excelente para tankar um mob (vide Dicas: Como Agir?!, seção 5.1: Upando).

Imagem Meditatio

Aumenta o SP Máximo, a regeneração de SP e o HP recuperado pela skill Curar.

Nível
Regeneração de SP (%)
SP Máx (%)
Aumenta na Cura (%)

1
+3
+1
+2

2
+6
+2
+4

3
+9
+3
+6

4
+12
+4
+8

5
+15
+5
+10

6
+18
+6
+12

7
+21
+7
+14

8
+24
+8
+16

9
+27
+9
+18

10
+30
+10
+20

Ok, essa, diferentemente de Assumptio, não é exatamente necessária, mas é excelente. Jamais dir-te-ei: pegue essa skill! É totalmente relativa à sua build. Se você for Full Suporte, obviamente TERÁS que tê-la. Se fores Battle, por outro lado, pft, tenha se quiseres gastar menos SP. Claro, o aumento do SP, em si, é um belo atrativo, mas tudo depende de você. Você. VOCÊ. Aliás, sabe aqueles pontinhos que você precisa, mas não sabe de onde tirar? Meditatio mandou um oi.

Imagem Basílica

Protege todos os personagens dentro do alcance da habilidade contra qualquer ataque, mas também os impede de os realizar. A área 5x5 precisa ter todas as células vazias para que a skill funcione. A skill falha se tiver algum monstro ou enfeite de terreno que não seja possível pisar em cima. Não pode ser usada em castelos. 
Não afeta monstros do tipo Boss (isso não se limita a MvPs). Proteger Terreno cancela as células de efeito em que estiver em cima se a habilidade for usada daquela. 
Gasta 1 Gema Azul, 1 Gema Amarela, 1 Gema Vermelha e 1 Água Benta.

Só não ganha de Retardar Veneno em questão de inutilidade. N-Ã-O pegue esta habilidade.

Imagem Riqueza de Espírito

Reduz permanentemente o consumo de SP das skills.

Nível
Custo de SP

1
-4%

2
-8%

3
-12%

4
-16%

5
-20%

Só serve mesmo pra Battle High Priest. Se não fosse pelos pré-requisitos, talvez tivesse serventia para builds não-melee.


2.1.1 – Full Support/WoE

Nv 10 Kyrie Eleison

Nv 3 Magnificat

Nv 5 Aumentar Recuperação de SP

Nv 3 Impositio Manus

Nv 3~5 Assumptio

Nv 4 Aspersio

Nv 5 Lex Divina

Nv 1 Lex Aeterna

Nv 1 Graça Divina

Nv 4 Ressucitar

Nv 8~10 Meditatio

Nv 7 Santuário

Nv 7~10 Escudo Mágico

Nv 1, 3 ou 5 Glória

2.1.2 – Magnus Exorcismus

Nv 10 Kyrie Eleison

Nv 3 Magnificat

Nv 4~5 Aumentar Recuperação de SP

Nv 3 Impositio Manus

Nv 4 Aspersio

Nv 5 Lex Divina

Nv 1 Lex Aeterna

Nv 1 Graça Divina

Nv 1~4 Ressucitar

Nv 7 Santuário

Nv 3 Esconjurar

Nv 1~10 Escudo Mágico

Nv 10 Magnus Exorcismus

Nv 3~5 Assumptio

Nv 3~5 Glória

Nv 0~10 Meditatio
2.1.3 - Batalha
Nv 10 Kyrie Eleison

Nv 5 Impositio Manus

Nv 3 Magnificat

Nv 4 Aspersio

Nv 10 Perícia com Maça

Nv 5 Glória

Nv 3~4 Aumentar Recuperação de SP

Nv 3~5 Assumptio

Nv 3~7 Santuário

Nv 1 Graça Divina

Nv 0~1 Ressucitar

Nv 0~10 Escudo Mágico

Nv 5 Lex Divina

Nv 1 Lex Aeterna

2.2 - Arcebispos

Informações pertinentes

  • O tempo de Cast (Cast Time) é dividido em fixo e variável. Na maioria das habilidades, o fixo corresponde a 20% do total e só pode ser reduzido por equipamentos/habilidades. Os efeitos que diminuem o cast fixo NÃO acumulam, o maior prevalece.
  • Delay é o tempo em que você não pode usar nenhuma habilidade. Cooldown é o tempo em que você não pode usar uma habilidade específica.
  • O nome das habilidades está seguido, entre colchetes, da quantidade de níveis que possui.
  • Os tempos de cast e cooldown estão todos em segundos.

Judex [5]

Tipo: Ofensiva

Cast Time: 2.4 + 0.6

Custo de SP: 20~32
Pré-Requisitos: Esconjurar 1
Um ataque mágico que causa dano do tipo Sagrado de [ATQM × 3~4 × (Base Level / 100)] em um alvo e em todos os alvos em uma área de 3x3 células.
Adoramus [10]

Tipo: Ofensiva

Cast Time: 1.6 + 0.4

Cooldown: 2

Custo de SP: 20~56
Pré-Requisitos: Magnus Exorcismus 1, Judex 5, Criar Ancilla 1
Acerta um alvo único com um poderoso dano Sagrado [ATQM × 6~15 × (Nível de Base / 100)] que também causa o efeito de Cegueira e Diminuir Agilidade. Consome 1 Gema Azul em seu uso. Se um sacerdote ou evolução estiver do lado do usuário o custo da gema é anulado, porém o sacerdote que está ajudando também gastará parte do SP.

Criar Ancilla [1]

Tipo: Ativa

Cast Time: 0.8 + 0.2

Custo de SP: 30%

Pré-Requisitos: Clementia 3
Cria uma pedra mágica especial chamada Ancilla, que recupera 15% do SP máximo quando utilizada. Só é possível carregar no máximo 3 Ancillas ao mesmo tempo no inventário. Consome 1 Gema Azul.

Gemini Lumen [10]

Tipo: Ativa

Cast Time: 3.2 + 0.8

Custo de SP: 55~100
Pré-Requisitos: Aspersio 1
Por 90~360 segundos, há 25% de chance de inflingir um dano físico de ATQ × 1.1~2 ou dano mágico de ATQM ×2.2~4 extra a cada ataque físico.

Gênese [5]

Tipo: Ativa

Cast Time: 5 + 0

Cooldown: 10

Custo de SP: 54~78
Pré-Requisitos: Lauda Ramus 2
Remove efeitos ativos sobre um monstro ou membro do grupo com chance de 40~80% de sucesso. Não remove efeitos de remoção total, proteção química total, máscaras e espíritos.

Oratio [10]

Tipo: Ativa

Cast Time: 1 + 2

Cooldown: 2

Custo de SP: 36~62
Pré-Requisitos: Praefatio 5
Reduz a resistência a Sagrado de todos os inimigos num raio de 15 células ao redor do usuário em 2~20%, com uma chance de 45~90%.

Silentium [5]

Tipo: Ativa

Cast Time: 1.6 + 0.4

Cooldown: 15

Custo de SP: 24~40
Pré-Requisitos: Gênese 1
Conjura Lex Divina nos inimigos a 4~8 células ao redor do usuário.

Eucaristia [10]

Tipo: Passiva
Pré-Requisitos: Epiclesis 1, Expiatio 1
Aumenta em o poder de ataque e reduz o dano sofrido contra monstros do tipo Demônio e monstros com propriedade Sombrio em 1~10%.

Canto Candidus [3]

Tipo: Suporte

Cast Time: 3.2 + 0.8

Custo de SP: 145~175
Pré-Requisitos: Aumentar Agilidade 1
Conjura a habilidade Aumentar Agilidade em 3~15 células ao redor do usuário em todos os membros do grupo  de uma só vez.

Clementia [3]

Tipo: Suporte

Cast Time: 3.2 + 0.8

Custo de SP: 200~240
Pré-Requisitos: Benção 1
Conjura a habilidade Bênção em 3~15 células ao redor do usuário em todos os membros do grupo  de uma só vez.

Curatio [5]

Tipo: Suporte

Cast Time: 0.8 + 0.2

Cooldown: 3~15

Custo de SP: 70~190
Pré-Requisitos: Renovatio 1
Cura 2~3.2 vezes o valor normal de cura.

Epiclesis [5]

Tipo: Suporte

Cast Time: 1.4 + 0.6

Cooldown: 60

Custo de SP: 300

Pré-Requisitos: Criar Ancilla 1, Sopro Divino 1
Invoca uma Árvore Sagrada da Vida de 5x5 por 18~30 segundos, ressuscitando os aliados e recuperando 3~5% HP e 2~4% SP a cada 3 segundos. Aumenta o HP Máx 5~25% em Monstros do Tipo Morto-Vivo e Demônio que se aproximarem da árvore receberão dano do tipo Sagrado. Consome 1 Ancila e 1 Água Benta.
Expiatio [5]

Tipo: Ativa

Cast Time: 1.6 + 0.4

Custo de SP: 35~55
Pré-Requisitos: Oratio 5, Gemini Lumen 5
Concede à sua arma poder sagrado que permite ignorar 5~25% da defesa física do inimigo por 30~150 segundos.

Lauda Agnus [4]

Tipo: Suporte

Cast Time: 0.8 + 0.2

Cooldown: 3

Custo de SP: 50~80
Pré-Requisitos: Graça Divina 1
Cura os status dos efeitos Congelar, Petrificar e Cegueira com 35~50%  de chance todos os membros do grupo além de dar um bônus na vitalidade de 5~8 por um minuto.
Lauda Ramus [4]

Tipo: Suporte

Cast Time: 0.8 + 0.2

Cooldown: 3

Custo de SP: 50~80
Pré-Requisitos: Lauda Agnus 2
Cura os status dos efeitos Sono, Atordoar e Silêncio com 35~50% de chance de todos os membros do grupo além de dar um bônus na sorte de 5~8 por um minuto.

Praefatio [10]

Tipo: Suporte

Cast Time: 2.4 + 0.6

Cooldown: 13~40

Custo de SP: 60~150

Pré-Requisitos: Kyrie Eleison 1
Conjura a habilidade Kirye Eleison em 18 células ao redor do usuário em todos os membros do grupo  de uma só vez. Bloqueia o equivalente a 30% do HP do protegido ou até 7~16 golpes por 2 minutos.
Renovatio [1]

Tipo: Suporte

Cast Time: 0 + 3

Cooldown: 1

Custo de SP: 30

Pré-Requisitos: Sopro Divino 3

Por 90 segundos, recupera 3% HP a cada 5 segundos. Causa dano de Nível de Base × 12.5 a Mortos-Vivos a cada 5 segundos.

Ícone da Habilidade:

Sacramentum [5]

Tipo: Suporte

Cast Time: 1.6 + 0.4

Custo de SP: 100~180

Pré-Requisitos: Epiclesis 1, Expiatio 1
Por 60~180 segundos, reduz o cast fixo do alvo em 10~50%.

Ícone da Habilidade:
Sopro Divino [3]

Tipo: Suporte

Cast Time: 1.6 + 0.4

Cooldown: 1~3

Custo de SP: 130~160

Pré-Requisitos: Curar 1
Conjura a habilidade Cura em 3~15 células ao redor do usuário em todos os membros do grupo de uma só vez.

2.2.1 - FS
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20kkdAsXdAhEbqmoqnkeInafcAkBabkfdsrCgScHcY
Ou
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20kkdAsXdAhEbqmoqnkeInafcAkBabkbqsrEnscHcY
Se você for mais voltado para o PvM, Silentium 5 é uma boa escolha.
2.2.2 - ME/Adoramus
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20kkdAsXdAhEbfmoqxkbHAaS1kBsNkbdnrCgNsUcY
2.2.3 - Battle
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20gXakrkdKhEaSsOsNkabNaf2OafkbfNrCgKcHcY


III - Equipamentos/Cartas
3.1- Escudos

Obs: Não use escudos enquanto você bate num oponente, caso seja battle, por que eles diminuem em 5 pontos sua ASPD.
Imagem Broquel [1] - DEF 40.
Imagem Broquel de Pedra [1] - DEF 45, -5% de dano de oponentes de tamanho Grande.
Imagem Travessa de Orleans [1] - DEF 75, 2% de chance de refletir ataques mágicos.
Imagem Escudo das Valquírias [1] - DEF 80, DEFM 5. Resistência a Água, Fogo, Morto-vivo e Sombrio +20%. Basicamente, um dos (senão o) melhores escudos do jogo.
Imagem Escudo Farpado [1] - DEF 85, DEFM 2. [+ Chifre do Bisão => +10% de ASPD e reflete 5% do dano recebido de volta ao oponente.]Provavelmente, este aqui, junto com Chifre do Bisão, pode >>>talvez<<< fugir ao conselho de não usar escudos ao bater.
Imagem Escudo de Bradium [1] - DEF 98, AGI -1, HP +500.

Escudo de Escamas do Naga [1] - DEF 35, DEFM 3; quando atacado fisicamente, há 1% de chance de refletir uma porcentagem do dano recebido, equivalente a 3 vezes o refinamento (até o +10), por 5 segundos (a cada dois refinamentos a partir de +11, aumeta em 1 segundo o tempo para refletir)

Escudo Redondo [1] - DEF 90

Bíblia do Exorcismo - DEF 80, INT +1, HP e SP Reg +3% [+ Vara Sagrada => 2% de chance de conjurar Esconjurar no atacante ao receber dano físico, aumenta em 20% o dano causado por Magnus Exorcismus].

Cartas: Nos escudos usam-se cartas de redução de dano por raça, porém o uso de cartas por redução de tamanho é mais viável (principalmente no servidor Thor). 

Carta Executor - Reduz o dano recebido por oponentes Grandes em 25%. DEF +1.
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Carta Tirfing - Reduz o dano recebido por openentes Médios em 25%. DEF +1. (Não funciona contra jogadores)
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Carta Mysteltainn - Reduz o dano recebido por oponentes Pequenos em 25%. DEF +1.

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Carta Hodremlin - +15% de resistência a todos os tamanhos. 0,3% de chance de ganhar 30 de Esquiva Perfeita por 10 segundos ao ser atacado. Bem que podia ter uma carta MvP com o mesmo efeito, mas com 30% de resistência... enquanto isso, essa é a carta para escudo mais genérica do jogo.

Carta Alice - Reduz o dano recebido de monstros Chefes em 40%, mas aumenta o dano recebido de monstros normais e jogadores em 40%. Lembre-se de que não precisa ser MvP para ser Chefe.

Carta Sapo de Thara - Reduz o dano recebido por oponentes Humanóides em 30%. Principalmente para PvP e WoE, já que Tirfing não funciona contra jogadores.

Carta Besouro-Ladrão Dourado - Torna o usuário imune a magias e dobra o custo de SP das skills. Arcano? Feiticeiro? Quiçu!?

3.2- Vestimenta
ImagemArmadura de Corrida [1] - DEF 20, reg HP +5% [+ Sapatos de Corrida e Anel de Corrida = +7% de HP/SP, -3% de Cast, -15% de Delay].
ImagemManto de Seda [1] - DEF 20, DEFM 10.
ImagemPaletó [1] - DEF 40.
ImagemManto Sagrado [1] - DEF 50, DEFM 5.
ImagemArmadura das Valquírias [1] - DEF 55, All Stats +1, 50% de resistência a Silêncio.
ImagemBatina [1] - DEF 57, DEFM 5, -15% de dano recebido de Demônios, +10% de resistência ao elemento Sombrio. Indicado para builds exorcistas.
ImagemManto de Diabolous [1] - DEF 57, DEFM 5, SP +150, delay -10%, Cura +6%, [+ Anel de Diabolus = ATQ +3%, ATQM +3%].
Robe Puente [1] - DEF 42, reduz o cast fixo em 3% e aumenta a efetividade de itens e habilidades de cura (usados em/por você) em 5%. Pessoalmente, eu usaria esta armadura junto com um Sapato das Valquírias.

Bata de Orleans [1] - DEF 15, aumenta o cast variável em 15% e torna-o interruptível. Se você vai usar, por favor, encante.

Armadura de Odin [1] - DEF 53. Essa aqui é a rainha dos combos, viu? São muuuuuitos e estão todos aqui http://db.irowiki.org/db/item-info/2353/

Armadura Camaleônica (?) [1] - DEF 55, +7 HP a cada Lv, +1 SP a cada dois Lvs, 1% de chance de ficar imune a magias por 2 segundos quando atacado por estas e, em nosso caso, DEFM +5.

Roupa de Baixo [1] - DEF 22 [+ Camiseta => +10 de Esquiva e +5 de AGI.]

Cartas:
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Carta Peste – 3% de chance de Petrificar o oponente ao receber um ataque físico. A chance é de 6% se o usuário tiver 77 ou mais de INT (base).
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Carta Peco-Peco – Max HP +10%.
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Carta Pasana – Encanta a vestimenta com propriedade Fogo, DEF+1.
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Carta Bathory – Encanta a vestimenta com propriedade Sombrio.
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Carta Ghostring - Encanta a vestimenta com a Propriedade Fantasma. Rec HP -25%.
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Carta Angeling – Abençoa a vestimenta com propriedade Sagrado. Enquanto o Affection Robe não chega, ficamos com o Poring Alado.
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Carta Cavalo-Marinho – Imunidade a Congelamento, +5% de resistência a ataques de Água. Se você tiver 100 de INT, você ganha imunidade a Congelamento quando este provém de oponentes com nível igual ou menor ao seu.

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Carta Porcellio - DEF -5, ATQ +25

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Carta Hatii – 50% de chance de congelar o inimigo ao receber dano físico.

Carta Tao Gunka - +100% Max HP, -50 DEFM e DEFM.

3.3- Sapatos
ImagemSandálias Elegantes [1] - DEF 7, DEFM 10.
ImagemSapato [1] - DEF 10.
ImagemSapatos De Corrida [1] - DEF 10, AGI +1, reg de SP +5% [+ Armadura de Corrida e Anel de Corrida = +7% de HP/SP, -3% de Cast, -15% de Delay].
ImagemSapatos Da Maré [1] - DEF 13, Resistencia a Água +5% [+ Cachecol de Lã = +10% de HP, reg de HP +5%].
ImagemSapatos Divergentes - DEF 13, HP/SP +20%, diminui bonus de HP/SP mas aumenta DEF proporcionalmente ao refino. NÃO REFINE ESTE SAPATO.

Sapato das Valquírias [1] - DEF 13, +5 HP a cada nível de base (em nosso caso).

Sapatos da Árvore da Vida - DEF 16, DEFM 3, recupera 30 HP a cada segundo, aumenta a efetividade de itens e skills de recuperação em 5% (usados em/por você), VIT +2, HP +10%, HP Reg +5%.

Botas Pretas de Couro [1] - DEF 16, AGI +1, se for +9 ou mais: AGI +2. [+ Insígnia do Cavaleiro => Esquiva +10] Essa bota é digna para builds de Batalha.

Grilhões - DEF 18 [+ Bola de Ferro Ensanguentada => +50 ATQ] Isso pesa 300, mesmo assim, junto com a bola de ferro, é uma das melhores opções para Battles.
Cartas
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Carta Matyr: Max HP + 10%, AGI + 1.

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Carta Verit : Max HP/SP + 8%.
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Carta Sohee: Max SP + 15%, Rec SP + 3%.
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Carta Eggyra: Rec SP + 15%.

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Carta Ferus Verde - VIT +1, +10% Max HP

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Carta Acidus Dourado - +4% Max HP e SP. Se o sapato estiver refinado até, no máximo, +4, +4% Max HP e SP, +5% Reg HP e SP. Uma verit diferente.

Carta Eddga - Garante o status Vigor permanente no usuário, -25% Max HP.

Carta Amon Rá - 3% de chance de usar Kyrie Eleison nível 10 no usuário ao receber dano físico, se sua INT básica for 77 ou maior, a chance é de 10%. +1 All Stats.
3.4- Capas
ImagemSobrepeliz [1] - DEF 8.
ImagemMushika [1] - DEF 10, DEFM 3, 2% de chance de usar Cura (no nível aprendido) ao receber ataque físico.
ImagemManto das Valquírias [1] - DEF 10, +5 de esquiva perfeita para Noviços, Magos, Arqueiros e evoluções, bonus de esquiva a cada refino (Refino*2). Esta capa só é indicada caso seja refinada.
ImagemCachecol de Lã [1] - DEF 11, DEFM 4 [+ Sapatos da Maré = +10% de HP, reg de HP +5%].
ImagemManteau de Diabolus [1] - DEF 15, HP +100, reduz o dano Neutro recebido em 5%, +10% de dano físico ao Imperador Morroc. [+ Botas de Diabolus = HP Máx +6%]. O Pedaço de Pele do Guardião, aliado com os Sapatos Divergentes, supera os bônus do Conjunto de Diabolus.
ImagemRobe da Donzela Celestial [1] - DEF 18.
ImagemPedaço de Pele do Guardião [1] - DEF 25, DEFM 3, -7% de dano recebido de todos os elementos, SP máx + [(Base Level / 3) + (Upgrade * 10)]. Há 1% de chance de recuperar 1% do dano causado na forma de SP.

Insígnia do Cavaleiro [1] - DEF 13, AGI +2. [+ Botas Pretas de Couro => +10 de Esquiva]
Cartas
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Carta Raydric: -20% dano Neutro recebido.
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Carta Nuvem Tóxica: -10% dano recebido à distância, -10% dano Neutro recebido.

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Carta Deviling - +50% de resistência a ataques Neutros. Aumenta o dano recebido de outros elementos em 50%. Isso sim que é faca de dois gumes, nem pense em usar isso em WoE, ok?

Carta Sussurro - +20 de Esquiva, aumenta o dano Fantasma recebido em 50%.

3.5- Equipamento para Cabeça
ImagemBoina Alada - DEF 1, DEFM 1, -10% de dano de oponentes Humanóides. Para WoE, este é um dos melhores Chapéus, vindo logo atrás do Laço de Noiva.
ImagemChifres Pontudos [1/0] - DEF 12.
ImagemChifres de Succubus - DEF 7, DEFM 10, INT +1 .
ImagemMaçã de Guilherme Tell - DEF 1, DES +3.
ImagemLacinho Meigo [1] - DEF 2, -5% de dano da raça Maldito e Demônio, INT +2. A melhor carta a ser combinada com este chapéu, é a Carta Batedor.
ImagemDiadema de Câncer - DEF 6, DEFM 1, INT +2, +5% de resistência a Água. [+7 = DEFM +1, ATQM +2, +3% Rec. HP com itens, +3% de efetividade com Cura e Santuário].
ImagemMáscara da Morte [1] - DEF 3, DEFM 10, Int+4, Cast Time -10%.
ImagemOlhos Biônicos - DEF 2, ATQ +3%, ATQM + 3%, DES + 1.
ImagemBoneca de Lif [1] - DEF 2, INT + 1, A DEFM aumenta de acordo com o refinamento do equipamento.
ImagemTiara de Pluma [1] - DEF ?, todos os atributos +2, 5% de resistência contra todas as propriedades, recupera 2% de HP e 1% de SP a cada 10 segundos.
ImagemBenção de Thor - DEF ?, esquiva +5, todos os atributos +1.
ImagemChapéu de Pesar de Thanatos - DEF ?, todos os atributos +2, 5% de resistência contra todas as propriedades, recupera 1% de HP e SP a cada 10 segundos.
ImagemLaço de Noiva - DEF ?, todos os atributos +2, -10% de dano recebido por humanóides, 20% de chance de usar Cura nv 5 quando receber dano físico (se tiver Cura em nv 10, será conjurada Cura nv 10).
ImagemÓculos Pretos - DEF ?, DEFM 2, INT +1.
ImagemMáscara Colorida - DEF ?, DEFM +2, INT +1, +1% ATQM.
ImagemAsas de Sígrun - DEF ?, INT +1 para Mago/Noviço e evoluções, Espiritualista e Ninja.
ImagemMáscara do Exterminador - DEF ?, VIT + 1, +1% de dano causado em monstros da raça Humanóide, -1% de dano recebido por monstros da raça Humanóide.
Cartas
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Carta Árvore Maldita: Se o Equipamento para Cabeça seja +0/+1/+2/+3/+4/+5, +5 DEFM.

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Carta Batedor - +15% de tolerância a ataques da propriedade Morto-Vivo e Sombrio.Combos: http://db.irowiki.org/db/item-info/4311/

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Carta ArchAngeling - +300 HP, +100% Rec HP e SP se tiver 77 ou mais de SOR básica. Lembra da sorte amiguinho? Magnificat eterno: isso sim que é gramur.

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Carta Pesadelo - +1 AGI, garante imunidade a Sono. Olha, esse status irrita demais, viu?

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Carta Deviruchi - +1 FOR, garante imunidade a Cegueira. Battles unite!

Carta Isilla - INT +2, 5% de chance de cortar o cast variável das skills em 50% por 5 segundos.

Carta Rideword - INT +1. Se usado por noviços e evoluções: INT +1, DEFM +1. Combos: http://db.irowiki.org/db/item-info/4185/

Carta Maya-Macho - Permite que o usuário veja jogadores, monstros e NPCs invisíveis.

Carta Kathryne Keyron - Cada aprimoramento reduz o cast variável em 1%. Se o chapéu for +9 ou mais, aumenta o dano mágico desferido em 2%.

Carta Kiel-D-01 - Reduz o delay das skills em 30%. Lembrando que delay e cooldown são coisas diferentes.

Carta Abelha-Rainha: Anula o gasto de gemas skills. Consumo de SP +25%.

Carta Lady Branca: Eficiência de Cura, Santuário e Arremessar Poção +30%. Consumo de SP +15%.
Obs: Há muitos outros equipamentos p/ cabeça q você pode utilizar, estes são só alguns exemplos, afinal, tem pelo menos um novo a cada semana.
3.6- Acessórios
ImagemPresilha [1] - +10 SP. Dica: se você não possui dinheiro para comprá-la, faça a quest Olho de Hellion que tem como recompensa, o acessório Rosa do Nilo, que possui slot, igual a uma presilha, mas que concede 10 HP ao invés de SP. E este é um acessório essencial, já que é a Suiça para as cartas equipáveis aqui.
ImagemLuva [0][1] - DEX +2/+1.
ImagemRosário [0][1] - MDEF 5/3, +3 SOR.
ImagemAnel de Defesa - DEF 5 MDEF 5 .
ImagemAnel de Corrida - Cast -10%, Delay +5% [+ Sapatos de Corrida e Armadura de Corrida = +7% de HP/SP, -3% de Cast, -15% de Delay]. Caso você não possua uma Travessa de Orleans, este anel reduz seu cast mais do que a Luva de Orleans.
ImagemLuva de Orleans [1] - +2 DEX, MATQ +3%.
ImagemAnel Angelical - DEFM 2, INT +2, DEX +1, chance de aumentar a cura de Cura/Santuário/Jogar Poção em 20% durante 3 segundos quando as skills são usadas.
ImagemAnel Espiritual - +2 INT, +2 DEX, [+ Soul Staff ou Wizardry Staff = DEX +2, dano mágico +6%, a cada +1 reduz o cast variável em 1%.][+ Presilha ou Rosário = SP Reg +9%, dano de Magnus Exorcismus +30%, dano com Cura e Santuário +50%.][+ Cruz Divina = DEX +2, dano mágico +10%, -10% de dano recebido de Demônios e Mortos-vivos.]. Um must para builds exorcistas.

Chifre de Bisão [1] - AGI +2 [+ Escudo Farpado => +10% de ASPD e reflete 5% do dano recebido de volta ao oponente.]

Bola Ensanguentada - [+ Grilhões => +50 ATQ]

Broche [1] - AGI +1

Anel da Ressonância - DEF 2, DEFM 2, AGI +2, VIT +1 [http://db.irowiki.org/db/item-info/2679/] Maravilhoso

Anel do Senhor das Chamas - FOR +2, VIT +1, ATQ +15 [http://db.irowiki.org/db/item-info/2678/] Maravilhoso²

Cartas
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Carta Fen: Cast interrompível. Cast +25%.
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Carta Crocodilo: Recebe 5% a menos de dano de Ataques Físicos a Distância. Decente para WoE.
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Carta Cookie: +2 SOR. +10% de dano com Luz Divina.
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Carta Zerom: DEX +3.

Carta Yoyo - AGI +1, Esquiva Perfeita +5

3.7 - Armas
(Nandus) Lembre-se, em cajados, o refinamento aumento o MATK:
+2 MATK por refinamento para armas nível 1.
+3 MATK por refinamento para armas nível 2.
+5 MATK por refinamento para armas nível 3.
+7 MATK por refinamento para armas nível 4.
3.7.1 - Build Suporte e WoE
Imagem Cajado de Espinhos da Escuridão - MATK +160, INT +3, DES +3, -3% de delay a cada dois refinos, ignora a DEFM do alvo em +1% a cada refino. Dropa do Entweihen Crothen.
Imagem Cajado Restaurador, Matk +105. A cada +1, aumenta em 1.5% a efetividade de cura das skills Santuário e Curar.
Imagem Bastão do Sobrevivente (DEX) [1], Matk +120, Max HP +400, Dex +3.
Imagem Bastão do Sobrevivente (INT) [1], Matk +120, Max HP +400, Int +3.
Imagem Varinha da Recuperação Rápida [CAMPAL - Flavius], Matk +125, Int +3, Dex+2, Skill Delay -15%, +5 SP a cada 10 segundos. 
Imagem Varinha da Recuperação Forte [CAMPAL - Desfiladeiro], Matk +125, +5 SP a cada 10 segundos, +14% de efetividade das skills Curar e Santuário. Se eu fosse a Gravity, colocaria o sprite do Cajado da Cruz nestes cajados da campal :|
Imagem Maça Longa, +10% de resistência a ataques a Long Distância.

Cajado Raffine - MATK +180, cada +1 reduz o tempo de conjuração fixo em 1%

Erde [2] (Maça) - Máx SP +50, +10% de efetividade nas habilidades de cura.

Cajado da Cura Gloriosa [CAMPAL - KvM] - MATK +135, -10% de delay, +14% de efetividade nas habilidades de cura. Se +6: Aumenta o bônus na cura em [(Refino - 5) * 2] %, até um refino de +14, +5% de bônus na cura, ignora 5% da DEFM de inimigos humanóides. Se +9: 10% de chance de usar uma Cura Nv 10 extra no alvo quando Curado. Se +10: +10% de bônus da cura. P-E-R-F-E-I-T-A.

3.7.2 - Build Exorcista ME/Adoramus
Imagem Apaga-Mentes, Matk +170, Int +3, Dex +2, Sp Regen +8%. Ao usar ataque mágico, tira 20% de SP de todos os inimigos em uma área de 11x11 ao redor do usuário. Se for +10, tira 60% do SP de todos os inimigos em uma área de 19x19 ao redor do usuário.
Imagem Bastão do Sobrevivente (DEX) [1], Matk +120, Max HP +400, Dex +3
Imagem Bastão do Sobrevivente (INT) [1], Matk +120, Max HP +400, Int +3
Imagem Varinha da Recuperação Rápida[CAMPAL], Matk +125, Int +3, Dex+2, Skill Delay -15%, +5 SP a cada 10 segundos
Imagem Cruz Divina , atk +120, matk +220, Dex +4, dano recebido de Demônios e Mortos-vivos -15%, [+Anel Espiritual : Dex +2, dano mágico +10%, -10% dano recebido de Demônios e Mortos-vivos.].

Cajado Raffine - MATK +180, cada +1 reduz o tempo de conjuração fixo em 1%.

Vara Sagrada [1] - MATK +140, reduz o tempo de conjuração variável de Esconjurar, Luz Divina e Magnus Exorcismus em 25%. [+ Bíblia do Exorcismo => 2% de chance de conjurar Esconjurar no atacante ao receber dano físico, aumenta em 20% o dano causado por Magnus Exorcismus].

Cajado Perfurador - MATK +145, INT +4, ignora 10% da DEFM do alvo, ignora +1% da DEFM do alvo a cada refino.

Cajado do Feiticeiro [2] - MATK +170, INT +1, DES +1, 1% de chance de usar Maldição em Área Nv 5 ao receber ataque físico, a chance aumenta em 0.1% a cada refino. Se for +9 ou acima: dano mágico +3%, SP Máx +300.

Imagem Cajado de Espinhos da Escuridão - MATK +160, INT +3, DES +3, -3% de delay a cada dois refinos, ignora a DEFM do alvo em +1% a cada refino. Dropa do Entweihen Crothen.


3.7.3 - Build Battle
Imagem Atordoador [2], Atk +140, 10% de chance de causar o status Stun no alvo.
Imagem Clava com Espetos [2], Atk +85, Todas as defesas reduzidas a 1/3, +40 de crítico
Martelo Veterano [2], Atk +160, Int e Sor +1. Para cada nível de Proteção Divina, o HP restaurado pela cura aumenta em 1%. Crítico +2 para cada nível de Perícia com Maça.
Imagem Maça de Ouro [2], Atk +110, 10 % de dano adicional contra monstros Morto-Vivos.

Maça Carga [2] - ATK +175



IV - Onde Upar

Este site foi postado pelo São Muel e é ótimo para ver lugares para o up! http://www.healplz.com/exp/index.php

Como usar: Desmarque a caixa Premium, digite seu Lv em Your Level, digite 15 em Search Range, aperte em Search e veja qual mob lhe parece mais conveniente.

OU você pode seguir algo parecido com este esquema:

1~20: Campo de Treinamento~ Esporos, Jiboias

20~30: Pé-grande

30~45: Sapo de Thara, Megalodon

45~60: Grove, Flora

60~65: Hode

65~75: Grand Peco

75~90: Bode, Roween/Stapo (a partir do 80), Petite (voador)

90~100: Lobo do Deserto, Vento da Colina, Magmaring e Titã de Gelo (a partir do 95), Caverna de Magma 2

100~110: Lobo do Derto, Titã de Gelo, Caverna de Magma 2, Juperos

110~130: Santuário de Rachel, Ilha Esquecida, Vulcão de Thor (a partir do nível 125), Lago do Abismo (a partir do 115)

130~150: Vulcão de Thor, Scaraba Hole (ainda não implementado), Lago do Abismo, Laboratório de Somatologia 2 e 3

Bom up!


V – Dicas: Como Agir?

Observação: Dicas flutuantes devido ao renewal '-'

5.1 – Upando

• Cura: Não importa o quanto os outros reclamem, o centro da cura é o damage dealer e o tanker. O mob quase sempre vira em quem está matando, a menos que você ou outra pessoa esteja tankando a uma distância razoável. Cure somente quem está sendo atacado. Se você, também, está sofrendo dano, dê prioridade ao maior mob. Cure-se somente se você for o tanker principal ou se seu parceiro sofre menos dano que você. Caso seja o contrário, você só irá mirar a skill em você caso seu HP esteja em 25 ou 50%, dependendo do mob.
• Buffs: Com a implementação da barra indicadora de tempo ao lado do ícone do buff, fica mais fácil saber quando eles vão acabar. Assim, tente rebuffar a party logo que o tempo estiver quase acabando. Buffar em área torna-se uma realidade quando AB, mas ela é melhor aproveitada quando o grupo tiver mais que 3 pessoas. Veja sobre Assumptio e Kyrie Eleison abaixo.
• Assumptio x Kyrie Eleison: Como o Assumptio perdeu a grande mágica milagrosa de reduzir o dano recebido a metade, o Kyrie Eleison entrou com tudo na build dos HPs. A pergunta é: qual dos dois usar e quando usar? Porque, é claro, o Assumptio ainda brilha. Simples: para mobar, use Kyrie Eleison, para tankar, use Assumptio. O seu rendimento aumenta com esta simples troca de skills (: Claro que, se você consegue segurar o mob só re-usando KE, melhor ainda.
5.2 – Magnus Exorcismus !!

• Onde Mirar: VOCÊ é o centro da skill. Caso esteja em dupla, o tanker é o centro. Quando você não conseguir mais se mexer, é a hora certa de usar a skill... ou morrer '-'
• Técnica do Santuário: Se você morrer porque o escudo mágico acabou e não deu para se curar, tente mudar para a técnica do santuário. Ela se baseia em colocar a skill atrás de você, não no mob, para que o cure enquanto casta o ME. Confira mais detalhes sobre como ela funciona aqui.
• Backup SW: Nandus: consiste em colocar dois SWs, castar em cima de um e, quando o cast terminar, ir para o outro. 
• Switch: Nandus: É interessante adicionar o switch entre Zerom e Fen/Borboleta Sanguinária.
• Durante o ME: Nandus: É interessante andar após o cast do ME. Os monstros terão que andar também, diminuindo um pouco a frequência do dano recebido.
5.3 – WoE

• Angelus liberado!: Lembra quando era só usar Angelus para um Algoz te estripar com uma Rondel? Com o Renewal, seus problêmius agabarium! Use e abuse dessa skill, a novaya ice pick R vai, agora, ter seu dano baseado única e somente na defesa provida de seus equipamentos e já que os sinos que têm um delay absurdo só aumentam a parte da DEF baseada em VIT, pode colocar a skill na sua barra da WoE.
• Debuffs: Usar diminuir agilidade e lex divina é básico contra todo e qualquer inimigo. Aspersio irá direto para os emp breakers. Pneuma para snipers, músicos, criadores e paladinos que insistem em usar Choque Rápido. Mestres-ferreiros devem sempre ficar com agi down, senão você e seu clã vão morrer. Lembre-se: se o alvo é Trans, tudo bem, mas se for classe 3, nem adianta tentar silenciá-lo.
• Espiritualistas: Observe esta imagem. Quando os linkers ou outras classes estiverem com esse buff (Kaite), cure-os. Usar cura duas vezes vai tirar a bendita fumacinha e é melhor que ela saia rápido, senão os bruxos e arquimagos do precast vão morrer com os próprios feitiços.
5.4 - Adoramus !!

• Quando Usar: Adoramus é uma skill fenomenal, não há como discordar. O cast é ínfimo, o dano é gigantesco e os debuffs são maravilhosos, mas o problema é que gasta gema e é uma habilidade de alvo único. Se você tiver um chapéu com a carta Abelha-Rainha, sinta-se a vontade para spammar loucamente a skill. Caso você não tenha, use este ataque para matar aquele nojentinho que continuo vivo depois do ME.
• PvP e WoE: Convenhamos, as pessoas se equipam bem em situações de PvP e WoE, mas isso não significa que você não pode matar elas com Adoramus. Primeiro: reze (como se alguém fosse ouvir) para que o alvo não esteja com Angeling. Segundo: torça para que esteja com Tao Gunka (kekekekekeke). Terceiro: Oratio, Lex Divina e rode a bahiana.
5.5 - Judex !!

• Quando Usar: Judex tem três funções: ser requisito de Adoramus, matar mobs fracos e mandar para Nifflheim os sobreviventes do ME (quando é mais de um). Se você achava Adoramus spammável, esta habilidade é mais ainda.

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